04 abril 2015

Lembranças de Páscoa com papel costurado


Este é um post bem atrasado. Ele está no modo rascunho desde o ano passado. É uma dica para esta Páscoa, para as próximas ou para qualquer outro evento festivo, que eu não podia deixar de compartilhar.

A melhor lembrança de infância que tenho da Páscoa é de chocolates caseiros feitos pela minha mãe. Está na minha memória o sabor e a aparência deles. Foram modelados em formato de palhaço e estavam cobertos de confeitos coloridos de açúcar. O doce era suave e estava gelado. Provavelmente não foi o sabor que mais me encantou, mas o fato de minha mãe tê-los feito.

Não estou propondo que você faça chocolates em casa. Confesso que é um trabalho desnecessário. O chocolate é muito deliciado e se os dias estiverem quentes, fica ainda mais difícil. Mas, como sou adepta do faça você mesmo, exatamente porque as pessoas jamais esquecem, proponho que você tente, pelo menos uma vez, fazer presentes/lembranças de Páscoa. Você pode encontrar várias ideias em uma rápida busca pela Internet ou tentar o projeto a seguir, que é simples, acessível e delicado. A ideia original não é minha. Minha referência está no Pinterest.

Você vai precisar de: 
* Um pedaço de papelão
* Lápis
* Tesoura
* Papel vegetal
* Linha
* Agulha
* Confeitos de chocolate
* Medidor de líquidos
* Caneta e carimbo

Como fazer:


1. Corte um papelão do tamanho e formato que deseja para reprodução do seu projeto. Sempre preferi a simbologia do ovo na Páscoa. Mas você pode fazer coelho, cenoura, estrela, coração, etc.





2. Utilize a sua base de papelão para reproduzir a forma no papel vegetal. Gosto do resultado estético desse papel. Mas você pode usar papel craft, cartolina, folha branca, etc. Lembre-se de duplicar os formatos para que você possa costurá-los depois.



3. Recorte a forma.



4. Escolha uma linha de bordado e coloque-a em uma agulha. Prefira uma agulha um pouquinho mais grossa, pois o papel tem mais dureza que tecido.


5. Insira a agulha pelo lado de baixo e dê um nó na ponta da linha. 



6. Já que o projeto envolve costura, esse é o ponto luva, que é feito na diagonal e costuma ter espaçamento curto e equidistante.



7. Nesse projeto, o objeto lembrança também era um cartão. Se você também quiser fazer dessa forma, então escreva uma mensagem antes de fechar o pacote.



8. Para facilitar o preenchimento, e evitar o contato com o chocolate, coloque os confeitos em um medidor de líquidos com bico. Vá preenchendo o pacote até que, ao tentar fechar, não saia nenhum confeito.



9. Por fim, é só continuar a costura e arrematar com um nó na ponta. Assim:



E está pronto! Esse projeto foi feito em 2014 para familiares, amigos e colegas de trabalho. Em 2015, segui outro desafio. Volto depois para mostrar.

Se você fizer, conte-me o que achou. Vou adorar saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário